segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


Histórias da gente

SÃO SEBASTIÃO, 

PROTETOR DE LIMOEIRO

                      FONTES: Wikipedia, a enciclopédia livre, entre outras 


São Sebastião (França, 256 d.C. – 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima). A obra ao lado é de autoria do pintor Botticelli.

HISTÓRIA
De acordo com Actos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana. 
Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado em 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.
O bárbaro método de execução de São Sebastião fez dele um tema recorrente na arte medieval, surgindo geralmente representado como um jovem amarrado a uma estaca e perfurado por várias setas (flechas); três setas, uma em pala e duas em aspa, atadas por um fio, constituem o seu símbolo heráldico.
No Brasil, ele é celebrado com festas e feriados no dia 20 de janeiro como padroeiro de várias cidades, entre elas Limoeiro/PE, onde é considerado o santo protetor do município (a padroeira é Nossa Senhora da Apresentação). Segundo resgistros históricos, as homenagens prestadas na "Princesa do Capibaribe" ao santo têm suas origens na última década do século XIX, mas precisamente em 1892. Naquela época, grassava no município, desde o ano anterior, uma violenta peste de varíola que atingiu grande parte dos moradores do lugar. Com a carência de assistência médica adequada, o povo, muito religioso, recorreu ao milagroso São Sebastião, sob a promessa de que, se a epidemia cessasse, daquela data em diante seria celebrada sua festa com grande solenidade e devoção. Desde esse ano se realiza uma procissão em agradecimento à cura ocorrida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário